Uma certa magia envolve a cidade, seus belos sobrados, suas ruas pés de moleque, o verde escuro das montanhas e uma baía de água verde azulada repleta de ilhas e praias, umas das cidade mais charmosas do brasil.

Paraty surgiu em meados de 1500. O povoamento iniciou-se no Morro do Forte. Por volta de 1640 o povoado – em crescente desenvolvimento – transferiu-se para o local atual onde construiu-se a primeira Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Outras igrejas foram construídas como: a Igreja de Nossa Senhora das Dores (1800), Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (1725) e a Igreja Santa Rita (1722). 

Seu maior desenvolvimento urbano se deu nos séculos XVII e XVIII em consequência do “Caminho do Ouro”, que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais, no chamado Ciclo do Ouro, onde o porto de Paraty na época chegou a ser o segundo mais importante do Brasil, por ele passavam ouro, café, especiarias.

Além da história presente na sua arquitetura, que a levou a conquistar o título de Patrimônio Histórico Nacional (1945) a cidade conta com uma baía que é um verdadeiro santuário ecológico, rodeada de dezenas de praias e ilhas de águas cristalinas e inesquecíveis.