UMA CERTA MAGIA ENVOLVE A CIDADE, SEUS BELOS SOBRADOS, SUAS RUAS PÉS DE MOLEQUE, O VERDE ESCURO DAS MONTANHAS E UMA BAÍA DE ÁGUA VERDE AZULADA REPLETA DE ILHAS E PRAIAS, UMAS DAS CIDADE MAIS CHARMOSAS DO BRASIL.

PARATY, SURGIU EM MEADOS DE 1500. O POVOAMENTO INICIOU-SE NO MORRO DO FORTE. POR VOLTA DE 1640 O POVOADO – EM CRESCENTE DESENVOLVIMENTO – TRANSFERIU-SE PARA O LOCAL ATUAL ONDE CONSTRUIU-SE A PRIMEIRA IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. OUTRAS IGREJAS FORAM CONSTRUÍDAS COMO: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES (1800), IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO (1725) E A IGREJA SANTA RITA (1722). 

SEU MAIOR DESENVOLVIMENTO URBANO SE DEU NOS SÉCULOS XVII E XVIII EM CONSEQÜÊNCIA DO “CAMINHO DO OURO”, QUE LIGAVA O RIO DE JANEIRO A SÃO PAULO E MINAS GERAIS, NO CHAMADO CICLO DO OURO, ONDE O PORTO DE PARATY NA ÉPOCA CHEGOU A SER O SEGUNDO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL, POR ELE PASSAVAM OURO, CAFÉ, ESPECIARIAS.

ALÉM DA HISTÓRIA PRESENTE NA SUA ARQUITETURA, QUE A LEVOU A CONQUISTAR O TÍTULO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (1945) A CIDADE CONTA COM UMA BAÍA QUE É UM VERDADEIRO SANTUÁRIO ECOLÓGICO, RODEADA DE DEZENAS DE PRAIAS E ILHAS DE ÁGUAS CRISTALINAS E INESQUECÍVEIS.