Visita guiada à comunidade quilombola do Campinho da Independência, 1ª do estado do Rio de Janeiro a ter suas terras tituladas. Localizado a 13 km de Paraty. Neste passeio conheceremos a história dos descendentes de escravos, sua luta e resistência, sua cultura, arte e gastronomia, além de aproveitar um contato direto com a abundante natureza.
Surgida no final do século XIX com a decadência do regime escravocrata, a comunidade Quilombola Campinho da Independência é originada de três negras, ex-escravas da Casa Grande que receberam as terras por parte do senhor de escravos, dono da fazenda Independência. Ao longo desses anos a comunidade se organizou socialmente, mantendo como base o regime matriarcal.
Descrição do roteiro: Acompanhado por um guia local fazemos uma caminhada pela comunidade passando pela loja de artesanato no viveiro de mudas agroflorestal onde falamos um pouco sobre o sistema de plantio que desenvolvemos na comunidade. Continuamos a caminhada passando pelo campo de futebol, núcleos familiares, casa de farinha e casa de artesanato.
Alem do roteiro guiado temos as seguintes ativades opcionais que podemos incluir - consulte - nos!
Almoço Restaurante do Campinho opções de cardapio: Feijoada completa ou Peixe a Moda Quilombola a (peixe grelhados acompanhado de farofa de banana da terra com camarão arroz branco e palmito na manteiga) ou Vaca Atolada (costela bovina com creme de aipim, arroz branco e salada). Inclui 1 copo de suco de fruta .
Oficina de jongo: dança afro-brasileira nascida na senzala na época da escravidão realizada como
limpeza espiritual e momento de se organizarem com estratégia de fuga. Hoje nosso grupo continua
levando essas pratica como resistencia na comunidade.
Duracão : 1h e meia - Minimo 10 pessoas
Oficina de cestaria: artesanato feito a partir de diversas matérias primas extraído da nossa floresta
bambú, cipós, taboa, fibra de bananeiras logo se transformam em peças lindíssimas.
Essa atividade da aos visitantes a oportunidade de aprender a forma de tirar, secar e desenvolver
alguma peça de artesanato.
Duração : 1h e meia. Minimo 10 pessoas
Plantio de Mudas: nesta oficina o turista aprende técnicas e praticas de plantio orientados por um agricultor (mínimo 10 pessoas)